nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Descrição taxonômica e importância ecológica
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de caracteres da espécie
Descrição
Informações sobre descrição taxonômica e importância ecológica de 337 espécies de flora brasileira da região sul e da região centro - oeste obtidas dos livros "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul" e "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste" publicados em 2011 e 2016 respectivamente. Esses livros são uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com universidades e centros de pesquisa. A Iniciativa Plantas para o futuro visa fundamentalmente a identificação de espécies nativas da flora brasileira que possam ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro. Disponíveis no link: https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade.html?download=1426:espécies-nativas-da-flora-brasileira-de-valor-econômico-atual-ou-potencial-–-plantas-para-o-futuro-–-região-centro-oeste https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Data de submissão
2019-11-14
Última atualização
2020-01-21
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
Yes
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1573761007410

1 Número de táxons

1 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Ilex paraguariensis
Ilex paraguariensis A.St.-Hil.
Chá-Verde
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) Descricão taxonômica Importância ecológica Fonte das informações
Ilex paraguariensis Ilex paraguariensis A.St.-Hil. Chá-Verde
Árvore de pequeno porte, de fuste curto e copa densa, perenifólia, de até 15 metros de altura. Folhas duras, alternas, oblongas, verde escuras, glabras, com até 8cm de comprimento por até 4cm de largura, margem denteada. Inflorescências em feixes na axila das folhas. Flores de dois tipos: estaminadas e pistiladas por redução, geralmente tetrâmeras, de até 7mm de diâmetro. Fruto baga esférica, com quatro sementes, de tonalidade vermelha até negra, com até 5,5mm de diâmetro.
Cultivada em todo o sul do Brasil. A floração predomina em outubro - novembro e a frutificação em janeiro - março. Apresenta número cromossômico igual a 40 (Niclas, 1987). Espécie constituinte da floresta clímax do planalto, geralmente associada à araucária, a erva-mate muitas vezes cresce em densos agrupamentos, sugerindo manejo por índios. É importante frutífera para a avifauna, como sabiás e pombas. A espécie propaga-se naturalmente dentro da floresta, em clareiras. O cultivo é bastante complexo. A dormência das sementes é quebrada por um longo e laborioso processo de lavagem e estocagem em camadas de areia sucessivamente (estratificação), que dura até 120 dias. Após a semeadura, a germinação se dá em 90 dias. Pode-se semear diretamente os frutos sem estratificar (emergência entre quatro a cinco meses). Plantio definitivo entre dez e onze meses.
Dickel, M.L.; Ritter, M.R.; De Barros, I.B.I. <em>Ilex paraguariensis</em>. In: Coradin, L., Siminski, A., & Reis, A. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2011, cap. 5, pp. 632-635.
Itens por página: