nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Descrição taxonômica e importância ecológica
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de caracteres da espécie
Descrição
Informações sobre descrição taxonômica e importância ecológica de 337 espécies de flora brasileira da região sul e da região centro - oeste obtidas dos livros "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul" e "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste" publicados em 2011 e 2016 respectivamente. Esses livros são uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com universidades e centros de pesquisa. A Iniciativa Plantas para o futuro visa fundamentalmente a identificação de espécies nativas da flora brasileira que possam ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro. Disponíveis no link: https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade.html?download=1426:espécies-nativas-da-flora-brasileira-de-valor-econômico-atual-ou-potencial-–-plantas-para-o-futuro-–-região-centro-oeste https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Data de submissão
2019-11-14
Última atualização
2020-01-21
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
Yes
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1573761007410

2 Número de táxons

2 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Ocimum carnosum
Ocimum carnosum (Spreng.) Link & Otto ex Benth.
 
thumbnail species image
Cunila microcephala
Cunila microcephala Benth.
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) Descricão taxonômica Importância ecológica Fonte das informações
Ocimum carnosum Ocimum carnosum (Spreng.) Link & Otto ex Benth.
Herbácea anual que atinge de 40-80cm de altura, aromática, ereta, ramificada, ramos quadrangulares, folhas simples, opostas, membranáceas, com aroma de anis ou não. Flores pequenas, violáceas, dispostas em racemos terminais curtos. Os frutos são aquênios escuros que não se separam (Lorenzi & Matos, 2008).
Lopes, A.M.V; Simionato, C.P.; Magalhães, A.M.; Da Rosa S.C. <em>Ocimum carnosum</em>. In: Coradin, L., Siminski, A., & Reis, A. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2011, cap. 5, pp. 663-664.
Cunila microcephala Cunila microcephala Benth.
É uma planta herbácea, perene, muito aromática. Possui talos decumbentes, de aproximadamente um metro de comprimento, muito ramificados, com entrenós longos e pubescência retrorsa, mais densa para os ápices. Folhas com 0,5-1,5cm de comprimento por 0,2- 0,8cm de largura, oblanceoladas, espatuladas ou suborbiculares, glabras ou com pubescência no dorso ao longo das nervuras e pecíolo, inteiras na metade superior ou levemente crenadas ou serradas. Flores subsésseis em pseudocapítulos esféricos de aproximadamente 0,8mm de diâmetro, geralmente solitários nas axilares das folhas superiores. Bractéolas lanceoladas ou linear-lanceoladas, de margens hispídulas ou ciliadas. Pedicelos pubescentes. Cálice de 2-3mm de comprimento, tubuloso, levemente infundibuliforme, bilabiado, algo turbinado, mais ou menos pubescente ao longo das nervuras e hispídulo ou ciliado nos bordos dos lábios, lábio superior de 1,0-1,5mm de comprimento; dentes deltoides, conatos até mais ou menos a metade do seu comprimento, lábio inferior de 1,0- 1,5mm de comprimento. Corola de 3,0–4,5mm de comprimento, exteriormente pubescente; tubo de aproximadamente 3mm de comprimento, com pubescência interior mais densa na zona que corresponde ao lábio superior, este de mais ou menos 1mm de comprimento, ligeiramente emarginado; o inferior tem 1,5mm, geralmente crenulado, com o lobo médio maior. Filamentos com 2,5–3,5mm de comprimento, anteras divergentes. Estaminódios ausentes. Disco bem desenvolvido, bordos com lóbulos pequenos. Estiletes de aproximadamente 5,5mm de comprimento. Ramo superior do estigma mais curto que o inferior. Clusas de 0,5–0,6mm de comprimento, ovoides, suavemente trígonas, pardo amareladas (Burkart, 1974).
Esta planta prefere solo fértil e úmido, com meio sombreamento. Floresce e frutifica de setembro a dezembro (Bordignon, 1997). Observou-se que em pleno sol e solo menos fértil, seus ramos tornam-se mais curtos e toda a planta mais escura (Observação dos autores).
Lopes, A.M.; Simionato, C.P.; Magalhães A.M.; Da Rosa, S.C. <em>Cunila microcephala</em>. In: Coradin, L., Siminski, A., & Reis, A. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2011, cap. 5, pp. 596-598.
Itens por página: