nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Descrição taxonômica e importância ecológica
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de caracteres da espécie
Descrição
Informações sobre descrição taxonômica e importância ecológica de 337 espécies de flora brasileira da região sul e da região centro - oeste obtidas dos livros "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul" e "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste" publicados em 2011 e 2016 respectivamente. Esses livros são uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com universidades e centros de pesquisa. A Iniciativa Plantas para o futuro visa fundamentalmente a identificação de espécies nativas da flora brasileira que possam ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro. Disponíveis no link: https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade.html?download=1426:espécies-nativas-da-flora-brasileira-de-valor-econômico-atual-ou-potencial-–-plantas-para-o-futuro-–-região-centro-oeste https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Data de submissão
2019-11-14
Última atualização
2020-01-21
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
Yes
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1573761007410

15 Número de táxons

15 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Adiantum obliquum
Adiantum obliquum Willd.
 
thumbnail species image
Adiantum cinnamomeum
Adiantum cinnamomeum Lellinger & J.Prado
 
thumbnail species image
Adiantum dolosum
Adiantum dolosum Kunze
 
thumbnail species image
Adiantum tomentosum
Adiantum tomentosum Klotzsch
 
thumbnail species image
Anetium citrifolium
Anetium citrifolium (L.) Splitg.
 
thumbnail species image
Adiantum argutum
Adiantum argutum Splitg.
 
thumbnail species image
Adiantum adiantoides
Adiantum adiantoides (J.Sm.) C.Chr.
 
thumbnail species image
Adiantum cajennense
Adiantum cajennense Willd.
 
thumbnail species image
Adiantum glaucescens
Adiantum glaucescens Klotzsch
 
thumbnail species image
Adiantum humile
Adiantum humile Kunze
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) Descricão taxonômica Importância ecológica Fonte das informações
Adiantum obliquum Adiantum obliquum Willd.
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, decumbentes, com cerca de 30 cm de altura, mas podem chegar até 60 cm. As folhas são pinadas ou bipinadas com 1 ou 2 pares de pinas laterais. As folhas férteis e estéreis são semelhantes na forma. As pinas são alternas, em forma de lança, pina do ápice mais comprida do que as demais. As pínulas possuem 10 - 30 pares, brilhantes, com a ponta afilada e as margens serreadas, face inferior verde-clara. A Pínula do ápice da pina em forma de L invertido, pínulas da base são reduzidas. O pecíolo, a raque e raquíola são recobertos por escamas castanhas. O Rizoma é curto-reptante. Os soros possuem forma de feijões, na margem superior, na lateral e em parte da margem inferior das pínulas, com falso-indúsio. Em microscópio é possível visualizar células diferenciadas, formando linhas nas duas faces da folha (idioblastos).<em>Adiantum obliquum</em> pode ser diferenciado das demais espécies de <em>Adiantum</em> pelas pinas da base muito menores do que a do ápice e pelas pínulas afiladas e não sobrepostas umas às outras. A superfície das pínulas é brilhante em ambas as faces.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum cinnamomeum Adiantum cinnamomeum Lellinger & J.Prado
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, com cerca de 40 cm de altura, mas podem chegar até 80 cm. As folhas são bipinadas, eretas ou arqueadas, férteis e estéreis semelhantes na forma. As pinas possuem cerca de 5 pares, sendo a do ápice maior do que as demais. As pínulas da base da pina são reduzidas, as demais compridas, com ápice afilado e margens serreadas. O pecíolo, a raque e a raquíola são inteiramente recobertos por escamas alaranjadas. Os soros possuem forma de feijões, na margem das pínulas, com falso-indúsio. Em microscópio é possível visualizar o falso-indúsio com escamas em forma de agulha, e os esporos triletes. Pode ser reconhecido por possuir mais de 50 pares de pínulas nas maiores pinas e pelas escamas abundantes e alaranjadas. Pode ser confundido com <em>A. cajennense</em>, que também possui escamas alaranjadas, porém <em>A. cajennense</em> possui menos pares de pínulas (cerca de 30) e a margem das pínulas estéreis é crenada.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum dolosum Adiantum dolosum Kunze
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, eretos, com cerca de 30 cm de altura, mas podem chegar até 50 cm. As folhas são pinadas, férteis e estéreis semelhantes na forma, porém as férteis um pouco mais longas, mais eretas e com as pinas mais estreitas. As pinas são alternas, com 3-5 pares, com a base reta. Em alguns indivíduos, as pinas da base formam uma projeção para baixo, parecendo um dedo. A pina do ápice maior do que as demais. As nervuras são irregularmente formando aréolas. O pecíolo e a raque são totalmente recobertos por pequenas escamas castanhas. Os soros formam uma linha contínua que acompanha as duas margens da pina, falso-indúsio avermelhado quando em desenvolvimento e castanho depois de abrir-se. Em microscópio é possível visualizar o rizoma recoberto por escamas lineares, castanhas ou pretas, com 3 mm de comprimento.Pode ser reconhecido pelos soros em linhas contínuas, pela folha pinadas e pela base da pina reta. Pode ser confundido com <em>A. lucidum</em>, porém este último possui mais pares de pinas (8 a 14) e a base da pina assimétrica.<em>Adiantum</em> é o gênero das avencas. Apesar de <em>A. dolosum</em> parecer muito diferente, pertence ao grupo das avencas.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum tomentosum Adiantum tomentosum Klotzsch
Segundo Zuquim et al, 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, cerca de 50 cm, mas podem chegar até 1,5 m de altura. As folhas são bipinadas, com mais de 4 pares de pinas, férteis e estéreis semelhantes morfologicamente. As pinas são alternas, com cerca de 10 cm de comprimento, 4 - 7 pares, em forma de lança. As pínulas são aproximadamente retangulares e curvadas na ponta, sobrepostas umas às outras e também à face de baixo da raquíola. O pecíolo e a face de cima da raque possui aspecto aveludado devido a pêlos curtos e macios, que geralmente não ocorrem na face de baixo. Os soros possuem forma de feijão, pequenos, mais de 20 por pínula, dispostos nas margens de cima, no ápice e em parte da margem de baixo das pínulas, com falso-indúsio. Os indivíduos jovens são parecidos com os adultos, mas com menos pares de pinas (1 – 3). Em microscópio é possível visualizar o falso indúsio com escamas.Duas características marcantes da espécie são as pínulas verde opaco na face inferior e sobrepostas, recobrindo a raque e a região de inserção da pínula escura. Apesar dos pêlos não serem muito fáceis de serem vistos em campo, é possível sentí-los ao toque, sendo a raque aveludada na face superior, mas lisa e preta na face inferior. Geralmente são plantas grandes.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã- Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Anetium citrifolium Anetium citrifolium (L.) Splitg.
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são epífitos, pendentes, sobre troncos ou pedras, com cerca de 15 cm, mas podem chegar a 30 cm. As folhas são inteiras, em forma de elipse, grossas e sem pêlos, com cerca de 3 cm de largura, férteis e estéreis semelhantes na forma. A nervura central possui a mesma cor do restante da folha, as demais (secundárias) são pálidas, formando aréolas poligonais. O caule é longo-reptante, com aspecto esponjoso devido às raízes entrelaçadas, raízes com pêlos marrons ou alaranjados. Os soros são em zigue-zague, na superfície de algumas nervuras da face inferior da folha. Os gametófitos possuem projeções em forma de lóbulos e gemas em formato de um T. Em microscópio é possível visualizar nervuras formando aréolas poligonais, esporos triletes e células diferenciadas em linhas curtas na face inferior da folha (idioblastos).Pode ser reconhecido pelo hábito epifítico e pelas folhas inteiras, elípticas, grossas, porém de textura macias e pelo rizoma que se quebra facilmente. Pode ser confundido com <em>Polytaenium guayenense</em>, porém esta última possui folhas mais alongadas, rizoma curtoreptante e nervuras mais robustas. Algumas espécies do gênero <em>Elaphoglossum</em> possuem o formato da folha semelhante, mas estes possuem as folhas mais finas e com nervuras paralelas.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã- Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum argutum Adiantum argutum Splitg.
Segundo Zuquim et al. 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, eretos, com cerca de 30 cm de altura, mas podem chegar até 50 cm. A folhas são bipinadas, férteis e estéreis semelhantes na forma. As pinas são em geral, 3 ou 4, sendo a do ápice da folha maior do que as demais, levemente brilhantes na face inferior. As pínulas são verde escuras, em formato de lança, com ápice bastante alongado. As pínulas do ápice são maiores e geralmente triangulares. O rizoma é longo, rastejante. As folhas que emergem do rizoma são bem espaçadas, uma a cada 5 a 10 cm. Os soros são em forma de feijões, na margem das pinas, com falso-indúsio. Em microscópio é possível visualizar células diferenciadas, formando linhas na face inferior da folha (idioblastos). <em>Adiantum </em>é o gênero das avencas. Apesar de <em>A. argutum</em> parecer muito diferente, pertence ao grupo das avencas.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum adiantoides Adiantum adiantoides (J.Sm.) C.Chr.
Segundo Zuquim, <em>et al.<em> (2008) os indivíduos adultos são terrestres, eretos, cerca de 30 cm de altura. As folhas podem ser pinadas ou bipinadas, bifurcadas, férteis e estéreis semelhantes na forma. As pinas são em forma de elipse, com a base reta ou formando um V. A pina do ápice é variável, igual às demais ou formando um L invertido. O pecíolo é preto, com pequenos pêlos castanhos. Os soros são castanho-claros, formando linha contínua que acompanha as duas margens da pina. As pinas são sem pêlos e sem escamas em ambas as superfícies.<em>Adiantum</em> é o gênero das avencas. Apesar de<em>A. adiantoides</em> parecer muito diferente, pertence ao grupo das avencas.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum cajennense Adiantum cajennense Willd.
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, medem cerca de 40 cm de altura, podem chegar até 80 cm. As folhas são bipinadas, eretas ou arqueadas, férteis e estéreis semelhantes na forma, porém as pínulas estéreis maiores que as férteis. As pinas possuem 4 - 8 pares, do mesmo tamanho. As pínulas são aproximadamente retangulares, curvadas na ponta, sobrepostas, com margem profundamente crenada. O pecíolo, a raque e a raquíola possuem escamas castanho avermelhadas, a densidade destas escamas varia entre indivíduos. O rizoma é curto-reptante e robusto. Os soros são em forma de feijão, na margem das pínulas, com falso-indúsio. O indivíduos jovens possuem menos pêlos e com escamas mais avermelhadas, menos pares de pinas. Em microscópio é possível visualizar falso-indúsio com escamas. As pínulas com a margem profundamente crenadas e com muitas escamas castanhas a avermelhadas. Pode ser confundida com <em>A. cinnamomeum </em>que possui escamas semelhantes, porém esta última possui mais pares de pínulas (mais de 30), que são mais lineares e não sobrepostas (não imbricadas). Além disso, as pínulas de <em>A. cinnamomeum</em> possuem o ápice afilado e as margens serreadas (e não crenadas). <em>Adiantum paraense</em> difere de <em>A. cajennense</em> por possuir menos pares de pinas (Zuquim, et al. 2008).
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum glaucescens Adiantum glaucescens Klotzsch
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, eretos, com cerca de 30 cm de altura, mas podem chegar até 50 cm. As folhas são bipinadas, 2 a 4 pares de pinas, férteis e estéreis semelhantes na forma. As pinas são alternas, em forma de lança. As pínulas são 10-20 pares por pina, parcialmente sobrepostas de forma a recobrir a face inferior da raquíola, face inferior esbranquiçada. A pínula do ápice da pina aproximadamente triangular, com um lóbulo em uma das laterais. O pecíolo é preto, brilhante e sem pêlos ou escamas. Os soros são em forma de feijões, na margem superior das pínulas, com falso-indúsio.Em microscópio é possível visualizar o rizoma que possui escamas castanhas ou pretas, com 2 a 3 mm de comprimento, triangulares e com a margem denteada.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Adiantum humile Adiantum humile Kunze
Segundo Zuquim et al., 2008, os indivíduos adultos desta espécie são terrestres, decumbentes, cerca de 20 cm de altura. As folhas são bipinadas, 1 ou 2 pares de pinas, férteis e estéreis semelhantes na forma. As pinas são alternas, em forma de lança. As pínulas são 5-12 pares, levemente sobrepostas, margem denteada, face inferior verde-clara. A pínula do ápice é em forma de L, pínulas da base são reduzidas. O pecíolo, a raque e a raquíola são recobertos por escamas estreitas e castanho-claras. O rizoma é curto-reptante. Os soros são em forma de feijões, nas margens superior, lateral e inferior (em parte) das pínulas, com falso-indúsio. Em microscópio é possível visualizar células diferenciadas e alinhadas, na face inferior da folha (idioblastos). As pínulas com pêlos esparsos na face inferior.Diferencia-se pelas folhas bipinadas e com poucos pares de pínulas. Pínulas largas e levemente sobrepostas. Pode ser confundida com <em>A. terminatum</em>, que possui as pínulas com formato e margens semelhantes, porém, <em>A. humile</em> possui menos pinas e pínulas mais largas e em menor número. <em>Adiantum glaucescens</em> difere quanto ao formato das pinas e por possuir a face de baixos das pinas mais esbranquiçada.
Zuquim, G.; Costa, F.R.C.; Prado, J.; Tuomisto, H. Guia De Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Manaus: Attema Design Editorial, 2008. 320p.
Itens por página: