nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Descrição taxonômica e importância ecológica
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de caracteres da espécie
Descrição
Informações sobre descrição taxonômica e importância ecológica de 337 espécies de flora brasileira da região sul e da região centro - oeste obtidas dos livros "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul" e "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste" publicados em 2011 e 2016 respectivamente. Esses livros são uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com universidades e centros de pesquisa. A Iniciativa Plantas para o futuro visa fundamentalmente a identificação de espécies nativas da flora brasileira que possam ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro. Disponíveis no link: https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade.html?download=1426:espécies-nativas-da-flora-brasileira-de-valor-econômico-atual-ou-potencial-–-plantas-para-o-futuro-–-região-centro-oeste https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Data de submissão
2019-11-14
Última atualização
2020-01-21
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
Yes
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1573761007410

1 Número de táxons

1 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Cecropia glaziovii
Cecropia glaziovii Snethl.
Embaúba Vermelha
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) Descricão taxonômica Importância ecológica Fonte das informações
Cecropia glaziovii Cecropia glaziovii Snethl. Embaúba Vermelha
A embaúba <em>Cecropia glaziovii</em> pertence a um gênero de árvores com características muito peculiares. A arquitetura de embaúba é conspícua, sendo facilmente reconhecida dentre outras árvores. Seu tronco e ramos são cilíndricos e as grandes folhas se concentram nas partes terminais de ramos e tronco. A embaúba é uma planta arbórea, geralmente com altura entre 10 a 15 metros; dioica, ou seja, existe a planta macho e a planta fêmea; as folhas simples, grandes, lobadas e peltadas; as flores são nuas (sem pétalas) e estão reunidas em inflorescências do tipo amentilho. A infrutescência é carnosa, comestível e muito doce quando madura. O fruto individual é do tipo aquênio. A fase reprodutiva da embaúba inicia-se após a ramificação do tronco. O tronco da embaúba é oco e nele vivem formigas do gênero <em>Azteca</em>. A interação <em>Cecropia-Azteca</em> para alguns autores é considerada mutualística, onde as formigas se beneficiam com abrigo e alimento (corpúsculos-de-Müller - produzidos na base do pecíolo), e as embaúbas contra herbivoria e plantas trepadeiras (Janzen, 1969; Vasconcelos & Casimiro, 1997).
Embaúba é uma espécie pioneira, com rápido crescimento em condições de luminosidade nas florestas, como as clareiras naturais e antrópicas. Produz grande quantidade de sementes e frutos anualmente. Seus frutos são muito apreciados pela fauna silvestre. Aves, tais como tucano, gralha-azul, aracuã, tié, e mamíferos (gambá, cuíca, morcego, macaco, graxaim, quati) são grandes consumidores dos frutos da embaúba e contribuem para espalhar suas sementes por toda floresta onde vivem, de tal forma que a cada nova clareira ou situação de borda, embaúba é uma das espécies a se estabelecerem.
Mendonça, E. N. <em>Cecropia glaziovii</em>. In: Coradin, L.; Siminski, A. & Reis, A. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2011, cap. 5, pp. 582-585.
Itens por página: