nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Descrição taxonômica e importância ecológica
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de caracteres da espécie
Descrição
Informações sobre descrição taxonômica e importância ecológica de 337 espécies de flora brasileira da região sul e da região centro - oeste obtidas dos livros "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro – Região Sul" e "Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste" publicados em 2011 e 2016 respectivamente. Esses livros são uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com universidades e centros de pesquisa. A Iniciativa Plantas para o futuro visa fundamentalmente a identificação de espécies nativas da flora brasileira que possam ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro. Disponíveis no link: https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade.html?download=1426:espécies-nativas-da-flora-brasileira-de-valor-econômico-atual-ou-potencial-–-plantas-para-o-futuro-–-região-centro-oeste https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Data de submissão
2019-11-14
Última atualização
2020-01-21
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
Yes
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1573761007410

2 Número de táxons

2 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Xyris paradisiaca
Xyris paradisiaca Wand.
 
thumbnail species image
Xyris roraimae
Xyris roraimae Malme
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) Descricão taxonômica Importância ecológica Fonte das informações
Xyris paradisiaca Xyris paradisiaca Wand.
Planta de hábito herbáceo, perene, isolada ou cespitosa, com folhas dísticas, de 12-30cm de comprimento e base da bainha fortemente alargada e orbicular, lisa e brilhante. A lâmina foliar é achatada, com margem ciliada, sendo os tricomas alvos. A inflorescência é uma espiga no ápice de um longo pedúnculo que varia de 50-100cm de comprimento. A espiga é multiflora, com mais de 20 flores, ovoide (1-2,5 x 1,8-2cm), apresentando numerosas brácteas estéreis imbricadas, coriáceas, castanhas e obovadas, com 6-10mm de comprimento e 6mm de largura; as brácteas férteis são semelhantes às florais com 8 x 5mm. As flores são trímeras com uma sépala anterior caduca e as duas sépalas laterais naviculares, livres e exsertas. O androceu apresenta três estames epipétalos com um segundo ciclo formado por três estaminódios pilosos. A placentação é basal com funículos longos. O fruto é uma cápsula obovoide, com sementes pequenas, de aproximadamente 1mm, fusiformes e estriadas. Destaca-se das demais espécies do Centro-Oeste pelas espigas multifloras, com mais de 20 flores. A roseta é bem característica nesta espécie pelas folhas dísticas, bainha com base fortemente alargada e orbicular, e lâmina larga com margem distintamente ciliada.
Planta heliófita. Não há registros conhecidos para cultivo desta espécie. A propagação se dá por sementes ou brotação basal, sendo que a primeira poderá ser uma importante forma de preservação e propagação de mudas para uso como planta ornamental. A frutificação inicia-se no mês de agosto.
Wanderley, M. G. L.; Romanini, R. P.; Guedes, J. S. <em>Xyris paradisiaca</em>. In: Vieira, R. F.; Camillo, J.; Coradin, L. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2016, cap. 5, pp. 1082-1084.
Xyris roraimae Xyris roraimae Malme
Planta de hábito herbáceo, perene, cespitosa. As folhas são dísticas, com 14-60cm de comprimento e a base da bainha é castanho-escura a negra. A lâmina foliar é achatada, com margem ciliada. O pedúnculo é caracteristicamente subcilíndrico, ornamentado por duas costelas ciliadas, variando de 60-90cm de comprimento. A espiga é multiflora, com cerca de 25 flores, elipsoide, ovoide a cilíndrica, com 1-1,5 x 0,7-0,1cm. A espiga possui cerca de oito brácteas estéreis imbricadas, coriáceas e castanhas, com margem distinta, vermelha e lacerada. As brácteas estéreis são obovadas, com 4,5-6,0mm comprimento e 4mm de largura, sendo as férteis semelhantes às estéreis mais superiores, com 7,0 x 5,0mm. As flores são trímeras com uma sépala anterior caduca e as duas sépalas laterais naviculares, livres e exsertas. Os três estames são epipétalos e o segundo ciclo é formado por três estaminódios pilosos. A placentação é basal. O fruto é uma cápsula obovoide, com sementes pequenas, de aproximadamente 1mm, fusiformes e estriadas.
Planta helófita. Floresce e frutifica entre os meses de março a dezembro. Não há registros conhecidos para cultivo desta espécie. A propagação é por sementes ou brotação basal.
Wanderley, M. G. L.; Romanini, R. P.; Guedes, J. S. <em>Xyris roraimae</em>. In: Vieira, R. F.; Camillo, J.; Coradin, L. (Eds.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro - Região Centro-Oeste. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2016, cap. 5, pp. 1085-1087.
Itens por página: