nó brasileiro do GBIF SiBBr
Nome da lista
Lista de fungos ameaçados de extinção do Brasil
Proprietário
sibbr.brasil@gmail.com
Tipo de lista
Lista de conservação
Descrição
A lista reúne informações sobre o status de conservação de espécies de fungos com ocorrência no território brasileiro. Essa iniciativa de listar as espécies é um dos resultados de um levantamento e estudos realizados pelo grupo de pesquisa MIND.Funga, coordenado por Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, Professor da UFSC e membro da Comissão para a Sobrevivência de Espécies da IUCN, e realizado por Thiago Kossmann Cardoso, mestrando em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, e Kelmer Martins da Cunha, graduando em Ciências Biológicas pela UFSC. Desde os anos de 2020 e 2021 em parceria com Gregory Mueller, Presidente do grupo de especialistas em Fungos da Comissão para a Sobrevivência de Espécies da IUCN, membros do MIND.Funga trabalharam em várias propostas de avaliação de espécies quanto ao seu estado de conservação. Essas ações tem suporte direto através do Programa para Núcleos Emergentes (PRONEM Nº 04/2019) FAPESC/CNPq pelo projeto “MIND.Funga - Da pesquisa com macrofungos ameaçados de extinção das matas nebulares de Santa Catarina à inovação na identificação das espécies”, e é o primeiro projeto com objetivo de reunir dados sobre o grau de ameaça de espécies fúngicas ocorrentes no Brasil, sendo pioneiro no país na inclusão de fungos na Lista Vermelha Global de Espécies Ameaçadas da IUCN.
URL
https://mindfunga.ufsc.br/mind-funga-redlist/
Data de submissão
2021-03-22
Última atualização
2021-03-22
É privada
No
Incluído nas páginas de espécies
No
Autoritativo
No
Invasora
No
Ameaçado
No
Parte do serviço de dados confidenciais
No
Região
Not provided
Link para Metadados
http://collectory:8080/collectory/public/show/drt1616435625676

1 Número de táxons

0 Espécies Distintas

Refinar resultados

thumbnail species image
Wrightoporia araucariae
Wrightoporia araucariae
 
Ação Nome Fornecido Nome Científico (correspondente) Imagem Autor (correspondente) Nome Comum (correspondente) datasetName taxonID taxonRank taxonomicStatus status statusSource year kingdom descrição da espécie Fonte das informações
Wrightoporia araucariae
(unmatched - try Google, Ocorrências)
Lista de fungos ameaçados de extinção do Brasil
espécie
aceito
CR
Criticamente em Perigo
2021
Fungi
Wrightoporia araucariae é uma espécie de fungo saprotrófico degradador de madeira. Até o momento foi encontrada crescendo somente em troncos mortos de Araucaria angustifolia, o que dá origem ao seu nome. Existem somente 5 registros da espécie em duas localidades diferentes, ambas na região sul do Brasil. Acredita-se que a espécie é rara, já que ocorre em regiões de grande esforço amostral e possui poucos registros. Potencialmente, W. araucariae segue a distribuição de seu hospedeiro, que é considerado Criticamente Ameaçado de acordo com os critérios de avaliação da IUCN. As ameaças à espécie estão diretamente relacionadas com a perda de seu hospedeiro, que é ameaçado pelo desmatamento, agricultura e ocupação humana. Ainda, as consequências das mudanças climáticas também ameaçam W. araucariae e A. angustifolia. Considerando a raridade da espécie, a situação crítica de seu hospedeiro e as ameaças à espécie, W. araucariae é considerada Criticamente Ameaçada pelos critérios de avaliação da IUCN.
Robledo, G., Drechsler-Santos, E.R., Kossmann, T., Bittencourt, F. & da Cunha, K.M. 2020. Wrightoporia araucariae. The IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T187000299A187004575. <a href="https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T187000299A187004575.en">https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T187000299A187004575.en</a>. Downloaded on 25 February 2021.
Itens por página: